O que torna o Java tão versátil é a Máquina Virtual Java ou Java Virtual Machine (JVM). Com muitas linguagens de desenvolvimento back end, a compilação de um programa cria um código que pode ser executado de forma diferente se os computadores em que é executado forem diferentes. A máquina virtual do Java funciona como uma camada intermediária que consegue rodar códigos em quaisquer computadores, independente de onde o código foi compilado.
Séries sobre tecnologia: 8 séries imperdivéis para os amantes de Tecnologia!
Os desenvolvedores de back-end também usam bancos de dados, tecnologias de armazenamento e tecnologias de API para que aplicativos e sistemas se comuniquem entre si. Em resumo, o desenvolvedor front-end trabalha com um foco maior na camada da interface da aplicação que “tocará” o usuário, seja ela de um site, de um programa desktop, ou um de Desenvolvimento web além do comum: Explorando a criatividade na programação aplicativo móvel. O seu objetivo é oferecer para o usuário a melhor experiência em sua plataforma. Por outro lado, o back-end é o que está por “trás” da aplicação, atuando no que o usuário não pode visualizar. O profissional deste segmento se preocupa com a persistência dos dados, regras de negócio, segurança da informação, performance etc.
Front end não é design
Back-end se relaciona com o que está por trás das aplicações desenvolvidas na programação. Salário médio de um desenvolvedor backend é de R$ 5.833/mês, de acordo com o Indeed. Dois estilos de APIs que você talvez se depare como desenvolvedor backend são o SOAP e REST. SOAP significa Protocolo Simples de Acesso ou Simple Object Access Protocol. E REST significa Transferência Representacional de Estado ou Representational State Transfer. Uma linguagem query como o SQL é ótimo para aqueles que querem tirar vantagem da riqueza de conhecimentos armazenados nos bancos de dados.
Experiência e interface do usuário
- A linguagem foi lançada em 1995 onde existiam poucas opções para criar sites dinâmicos.
- Em um momento que a transformação digital praticamente dita os processos dentro do mundo corporativo, dados são considerados um patrimônio de muito valor e são constantemente alvo de ataques.
- Se tomarmos o exemplo das redes sociais, seu funcionamento só é possível com um banco de dados que contenha informações como nome, data de nascimento, foto de perfil, e por aí vai.
- Front-end e back-end são dois aspectos críticos de qualquer aplicação.
Por isso, para um uso mais avançado da linguagem, será necessário ficar à mercê delas. Desse modo, o padrão de desenvolvimento da aplicação pode se tornar confuso. Para que uma máquina possa compreender essas linguagens é necessário fazer uso de um compilador, que traduzirá a linguagem de alto nível para a de baixo nível. Assembly é uma linguagem que se comunica diretamente com a máquina por meio de zeros e uns.
- Porém ela é feita de forma modesta, sem se mostrar, permitindo que as pessoas acessem os sites sem saberem de todo esforço empenhado pelo desenvolvedor back end.
- Embora o trabalho desses profissionais seja oposto em muitos sentidos, eles também são complementares e estão diretamente ligados.
- Já o desenvolvedor Back-End deve focar o aprendizado de tecnologias de banco de dados, de controle de versão, conformidade de segurança, entre outros.
- Assim, será mais fácil escolher o alvo da sua formação e futura atuação.
Conexão entre marketing e programação
Eles são acionados todas as vezes que você precisa realizar alguma função — ou seja, funcionam assim como o Back-End. Para isso, esse profissional dispõe de uma grande variedade de ferramentas, como Javascript, PHP, Python, Ruby, C++ e Node.js, e também é desejável que ele entenda sobre HTML e CSS. Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar. É muito importante poder seguir uma carreira que sustente uma vida confortável. Entenda o que é o sistema de gestão integrada QSMS, sua importância, objetivos e funcionamento prático dentro das empresas.
Embora, outrora, essas funções fossem atribuídas somente ao web designer, hoje, os donos de negócio podem fazer ações de front-end também em seus sites. Portanto, seu papel nesta área é fundamental para que certas informações estejam disponíveis na internet. Por exemplo, sua conta no Facebook contém dados do seu perfil, amigos e publicações que ficam armazenados em um banco de dados. Então, por conta disso, suas informações estão sempre disponíveis a qualquer usuário.
Nenhum funciona sem o outro, você precisa do back end para fazer o front end funcionar, e você precisa do front end para que as pessoas consigam acessar e interagir com o site. As tecnologias backend são uma combinação de servidores, aplicações e banco de dados. Alguma pessoa especializada nessa experiência do usuário desenha a tela e entrega para https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/ nós do front-end. Dado este desenho, vamos transformar aquela imagem em uma aplicação que o navegador consiga entender. Por exemplo, quando procuramos um produto em um site de compras, estamos usando o navegador para fazer uma requisição de dados ao servidor. Digamos que eu tenha digitado “livro python” e selecionado o filtro “menor que R$50”.